.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

John Entwistle


John Alec Entwistle, Nasceu em 9 de outubro de 1944
Chiswick, subúrbio de Londres foi baixista da banda The Who,
e considerado um dos melhores e mais influentes baixistas de
todos os tempos, além de seu trabalho no baixo, Entwistle
revelou um talento peculiar como compositor. Suas canções
demonstravam um senso de humor sombrio, incompatível
com o trabalho mais introspectivo de Townshend. Embora
contribuísse numa proporção de 2 músicas por álbum, a frustração
de ter seu material relegado pelo The Who levou-o a lançar Smash
Your Head Against The Wall em 1971, sendo o primeiro integrante
da banda a gravar um disco solo.

Entwistle desenvolveu o que ele chamava de estilo '"datilógrafo"
de tocar baixo. Consistia em posicionar a mão direita sobre as
cordas para que os quatro dedos pudessem ser usados para bater
percussivamente nas mesmas, fazendo com que elas atingissem o
braço com um distinto som agudo.

John Entwistle morreu em Las Vegas no dia 27 de junho
de 2002, um dia antes do início de mais uma turnê
norte-americana do The Who.
O laudo do legista determinou que sua morte foi devido a

um ataque cardíaco provocado por uma quantidade não
determinada de cocaína. Embora a quantidade em seu sangue
fosse mínima, a droga fez com que suas artérias coronárias
já prejudicadas por um problema cardíaco não tratado se
contraíssem, o que levou ao ataque cardíaco fatal. Entwistle,
assim como Townshend, lutou contra o vício de álcool e drogas
durante a maior parte de sua vida adulta. José Alberto



"Eu simplesmente queria ser barulhento. Costumava me irritar
o fato de os outros poderem aumentar o volume de suas guitarras,
então eu decidi que seria um guitarrista. Eu queria ser o guitarrista
base. Este papel era o mais glamouroso para mim. Mas eu
sempre preferi o som do baixo me empolgava mais.
E foi com ele que eu fiquei." John Entwistle

Nenhum comentário: