.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jam Impressions Quartet - New York Soundtrack!



Numa dessas quartas-feiras a noite, ainda totalmente livres, fui chamado para assistir o ensaio de uma banda formada recentemennte, aqui na cidade de São Paulo, a JAM Impressions Quartet.Uma equipe curiosa, composta por quatro integrantes de diferentes idades, que em contrapartida fizeram equivaler os níveis de musicalidade e entrosamento.
Com uma proposta inicial de regravar temas compostos pelo tecladista José Alberto Moraes, embasados na intenção de homenagear a cidade de Nova Iorque, como alega o próprio compositor, as várias horas em estudio fizeram com que os breves temas se tormassem músicas mais extensas,com uma grande mostra de percepção melódica do conjunto, além de uma disciplina ritmica raramente encontrada em primeiros encontros de instrumentistas. Arriscando algumas comparações, para melhor situar quem pretende conhecer o som, identifiquei uma grande influência de elementos psicodélicos, como podemos encontrar no Pink Floyd sessentista e setentista, porém com grande preocupação em integrar outros elementos de diversas etapas da música contenporânea, com dinâmicas muito interessantes entre guitarra e baixo, sustentação impecável da percussão e dos teclados, mantendo o ambiente regular para os improvisos majoritariamente instrumentais, como as tocadas pelo aclamado Four Play.
Sendo assim, para quem busca uma alternativa musical diferenciada, longe do "mainstream" e da conduta fonográfica atual, recomendo sem hesitação as músicas dessa banda paulistana, para que possam tirar suas próprias conclusões. Eduardo Santos Silva

Eduardo Santos Silva, músico baterista da banda Skip Jack.

Nenhum comentário: